Ser caminhoneiro é uma das melhores coisas do mundo, não é mesmo?
É claro que a profissão tem seus lados bons e ruins, mas abandonar a estrada, mesmo com todas as dificuldades, é algo difícil para muita gente.
Este texto é dedicado à rotina dos caminhoneiros e todos os desafios que existem para quem segue essa profissão. Vamos falar um pouco sobre esse assunto? Continue a leitura!
A rotina de um caminhoneiro
O caminhoneiro é um dos profissionais mais importantes do nosso país. Quando esse grupo entre em greve, todo o Brasil para.
Mesmo assim, pouco se fala do dia a dia dessa profissão. Então, que tal mudarmos essa história a partir de hoje?
Vamos abordar as principais situações que envolvem o dia a dia do caminhoneiro:
Lidando com os contratos
Antes de entrar no caminhão e sair para as entregas, muita gente esquece que o caminhoneiro precisa encontrar contratantes e negociar valores.
Depois, ainda tem que receber o frete e garantir que está tudo certo (inclusive os 11% de contribuição para o INSS).
Para ter sucesso nessa etapa é preciso ter uma boa rede de contatos. Sabe aquele cliente satisfeito?
Ele é a pessoa certa para você pedir uma indicação quando puder aceitar novos acordos. Além disso, sempre é possível oferecer os seus serviços diretamente nas empresas e transportadoras.
Pegando a estrada
Depois de negociado o frete, é hora de pegar a estrada! As viagens têm seus pontos positivos e negativos.
É possível ver a paisagem, conhecer novos lugares e experimentar comidas típicas de diferentes regiões.
Por outro lado, o caminhoneiro também precisa tomar cuidado com os roubos de carga, acidentes, pistas precárias, cansaço e a saudade de casa.
Em alguns casos, as viagens demoram, uma semana, quinze dias e até mesmo mais tempo, dependendo do frete de retorno.
Para conseguir lidar com algo assim, é preciso arrumar um jeito de ficar perto da família.
A melhor coisa que um caminhoneiro pode fazer é ligar para casa com frequência, contar do seu dia e perguntar sobre como andam as coisas.
Hoje em dia, é fácil contar com a tecnologia dos aplicativos de mensagens e ligações em vídeo para matar a saudade. Aproveite-os!
Além disso, sempre é preciso ter atenção redobrada na estrada. Quando o cansaço bater, é importante parar para descansar u2014 não adianta correr para finalizar uma entrega e se colocar em risco.
Cuidando do dia a dia do caminhoneiro
Além de todos esses desafios, o dia a dia do caminhoneiro também é algo bem complicado. Acordar cedo, ficar dentro do caminhão o dia inteiro e comer mal são alguns dos problemas.
Mesmo que a entrega esteja atrasada, é preciso parar de noite, tanto para dormir quanto para evitar perigos como o roubo de carga.
Para lidar com isso diariamente, algumas atitudes podem ser adotadas, como:
- não usar nenhum tipo de droga. No primeiro momento, elas até fazem você dirigir mais. Porém colocam em risco sua saúde e depois geram cansaço ainda mais intenso. Isso acaba trazendo problemas nas entregas;
- arrumar a altura do banco para ficar confortável e também adequado à coluna. Andar com o banco deitado pode causar sérios problemas;
- parar regularmente para descansar. Sair do caminhão e se alongar ajuda a evitar várias doenças. Também melhora sua concentração e acaba com o sono;
- consumir alimentos com menos gordura. As opções de comida na estrada não são muito variadas, não é mesmo? Entretanto, quanto menos gordura você comer, melhor será. Assim, seu corpo gastará menos energia para digerir o alimento. Isso evita o sono pós almoço.
Como você pode ver, ser caminhoneiro não é uma tarefa fácil. Mas com jeitinho e cuidado é possível aproveitar todas as viagens.
Se você seguir essas dicas que demos ao longo do texto, garantimos que a vida dentro do caminhão vai ser um pouco mais leve.
Gostou das dicas que demos ao longo do texto? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!