5 Dicas Para Descansar Bem Na Boleia

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a rotina de longas horas na estrada, dormir no caminhão é algo comum para os caminhoneiros, mas, nem por isso deve ser desconfortável. Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas para descansar bem na boleia e pegar no sono com tranquilidade.

Muitos sabem que dormir pouco pode trazer riscos para a saúde e que uma boa noite de sono ajuda a manter o corpo e mente descansados, fazendo com que a viagem e a rotina na estrada sejam mais seguras.

Dicas para descansar bem na boleia

Uma boa noite de sono faz uma enorme diferença para o restante do dia. Principalmente no caso de caminhoneiros, pois são profissionais que precisam de atenção redobrada em suas funções diárias.

Dormir bem para pegar a estrada ajuda os motoristas a se concentrarem melhor e ainda dá mais energia. Então, que tal ver 5 dicas que o DB Toxicológico separou  para descansar na boleia?

#1. Mantenha a cabine organizada

O espaço dentro do caminhão já é bastante limitado, então é importante ter mais atenção nos quesitos organização e limpeza. Mantenha os objetos guardados em locais de fácil acesso e evite acumular lixo e poeira na boleia.

#2. Escureça o ambiente e deixe-o silencioso

Dois grandes vilões do sono são a luminosidade e o barulho, então, procure um local mais tranquilo para fazer as suas paradas. Uma boa ideia é vedar as janelas para deixar a boleia mais escura e não deixar a luminosidade entrar.

#3. Reduza o frio na cabine

A temperatura interna do caminhão é fator essencial para conseguir descansar bem e com conforto na boleia. Uma sugestão é colocar uma lona preta, papelão ou cobertor para cobrir o vidro do parabrisas pelo lado de fora. Outra boa dica para as madrugadas mais frias é usar mantas térmicas entre o colchão e a superfície do caminhão e cobertores no isolamento do veículo.

#4. Evite aparelhos eletrônicos

Nos momentos que antecedem o seu descanso, não utilize celulares, tablets ou computadores. Esses equipamentos são prejudiciais, pois, além de manterem a claridade, eles atrapalharam a produção do hormônio do sono e aceleram as atividades cerebrais, funcionando como estimulantes.

#5. Evite bebidas estimulantes e consuma alimentos leves

Após as 18h, tente não consumir bebidas que contenham cafeína (café, refrigerantes derivados da cola ou do guaraná, chá-mate, chá-preto, etc.). Além disso, evite o consumo de grandes porções de alimentos no período da noite fazendo pequenas refeições ao longo do dia. O ideal é comer a cada três horas.

Escolha alimentos leves, pois comidas mais pesadas fazem com que o organismo trabalhe mais na digestão, ocasionando cansaço, sono e desânimo.

Os riscos da falta de sono

Para cumprir prazos, muitos caminhoneiros deixam o sono de lado para economizar tempo e aumentar a carga de trabalho. O que eles não sabem é que isso traz vários riscos para a sua saúde.

Uma pesquisa realizada pela Autopista Litoral Sul, realizada em 2016, mostra que 10% dos motoristas dirigem com sono e aproximadamente 8% admite o uso de anfetaminas para enfrentar a rotina e os prazos apertados. São os famosos rebites, que mantêm o cérebro aceso e o ritmo acelerado.

Além de fazerem mal à saúde, o uso dessas substâncias pode causar dependência. Mas não são apenas as drogas que trazem riscos, a falta de sono também é extremamente prejudicial. A curto prazo, seus riscos são:

  • Sonolência, cansaço e falta de reflexo
  • Alterações repentinas de humor
  • Perda de memória recente
  • Impotência sexual
  • Lentidão de raciocínio
  • Comprometimento da criatividade
  • Desatenção e dificuldade de concentração
  • Visão turva ou embaçada

Já no longo prazo, o acúmulo de noites mal dormidas pode trazer riscos como:

  • Falta de vigor físico e desânimo constante
  • Comprometimento do sistema imunológico
  • Envelhecimento precoce
  • Tendência a desenvolver doenças como diabetes, obesidade e distúrbios gastrointestinais
  • Diminuição do tônus muscular
  • Perda crônica de memória

Algumas dicas extras de segurança

Sabemos que dormir no caminhão é algo que envolve diversas questões, sendo uma delas a segurança. Nenhum caminhoneiro gosta de se arriscar, não é mesmo? Pensando nisso, separamos duas dicas extras sobre o assunto. Confira:

#1. Cuidado ao fazer as paradas

A segurança deve sempre estar em primeiro lugar. Opte por fazer as suas paradas em locais mais movimentados e iluminados, como postos de gasolina. Existem diversos pontos espalhados no país que possuem estrutura adequada para que caminhoneiros façam suas paradas com segurança e tranquilidade.

Outra boa ideia é fazer parte de uma rede de caminhoneiros que estão comprometidos a se proteger mutuamente. Isso ajuda a aliviar a tensão e melhorar a sensação de segurança.

#2. Evite passar longas horas ao volante

O ideal é dividir o seu tempo em blocos para fazer paradas de descanso ao longo do percurso. Procure locais seguros e faça pausas de vinte minutos para caminhar ou fazer exercícios, como agachamentos e flexões. Essas atividades ajudarão a estimular a circulação sanguínea e a oxigenar o cérebro.

Agora que você já sabe da importância do sono e que algumas simples ações melhoram a sua qualidade de vida na estrada, que tal colocar essas dicas em prática? São pequenas mudanças, mas que podem fazer uma grande diferença!

Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar com a gente? Deixe a sua sugestão nos comentários. Sua dicas e experiências podem ajudar a salvar vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *