Vai viajar a trabalho por longos percursos? Apesar de ser uma oportunidade para faturar mais, esse tipo de viagem é também um desafio, já que apresenta uma série de fatores a serem enfrentados.
Provavelmente, você já deve estar acostumado com a vida na estrada e todas as difíceis situações encontradas durante o caminho. Por isso, separamos algumas orientações que podem deixar a sua jornada mais tranquila e segura, além de uma dica extra muito importante.
Acompanhe a leitura e saiba mais!
3 dicas que você precisa saber sobre viagens longas
1. Cheque a documentação e pesquise o percurso
Atente aos seus documentos, para evitar problemas com a fiscalização policial e a fazendária. CNH, certificados exigidos para o tipo de carga, documentação do caminhão e da carga devem acompanhar o seu percurso. Lembre-se de que trafegar com documentos irregulares causa multa, e o veículo e a mercadoria ainda podem ser apreendidos.
Em relação à viagem, é importante pesquisar o itinerário antes de partir, principalmente se a estrada for desconhecida. Planeje as paradas para se alimentar, abastecer e descansar, a fim de evitar locais perigosos.
2. Revise o veículo e previna-se
Faça um check-up na saúde do seu veículo. Analise o estado dos pneus e do estepe, confira como está o freio e a parte elétrica e, caso necessário, leve ao mecânico para uma revisão completa.
Mesmo com o caminhão em bom estado, imprevistos podem acontecer, sobretudo em percursos longos. Portanto, seja prevenido e tenha algumas ferramentas consigo.
Lâmpadas sobressalentes também são importantes, caso alguma queime. Leve ainda um kit de primeiros socorros e remédios, bem como roupas extras.
3. Evite o tédio
O tédio em uma longa viagem é bastante comum, o que pode causar sono e cansaço. Para reduzir essa sensação, providencie CDs, pen drives ou aplicativos para curtir as suas músicas preferidas durante o trajeto.
Outra forma de combater esses sentimentos é fazer paradas para esticar as pernas, tomar um café e espairecer. Isso torna a viagem muito mais produtiva!
DICA EXTRA: mantenha o Exame Toxicológico em dia
O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção serve para identificar o uso de substâncias psicoativas por um período mínimo de 90 dias. Por estar previsto na lei, os condutores de até 70 anos, habilitados nas categorias C, D e E devem fazer o teste a cada 2 anos e 6 meses.
Sendo assim, caso você não faça o exame, pode ficar por 3 meses sem dirigir, o que afeta a sua credibilidade como caminhoneiro e a sua fonte de renda. Vale ressaltar que o Exame Toxicológico vai muito além da obrigatoriedade. Ele é fundamental para garantir sua segurança no trânsito, evitando acidentes ocasionados por substâncias psicoativas.
Acompanhe o nosso blog
Permaneça em nosso blog para conferir mais dicas e informações sobre a vida na estrada, bem como informações sobre o Exame Toxicológico.