Em vigor desde junho deste ano, a lei nº 14.599/2023 alterou diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre eles, está o retorno da multa do Exame Toxicológico vencido, medida que impacta todos os motoristas das categorias C, D e E. E você, já fez seu Exame Toxicológico periódico?
Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um artigo com informações sobre o assunto. Veja a seguir e fique por dentro!
O que é o Exame Toxicológico periódico?
Ele detecta a presença de substâncias químicas ou drogas no organismo da pessoa, identificando se o indivíduo consumiu drogas ilícitas e/ou medicamentos controlados em até 180 dias, quando coletados pelos corporais.
De acordo com a legislação, os condutores com carteiras C, D ou E, que possuem menos de 70 anos de idade, devem realizar o Exame Toxicológico periódico a cada 2 anos e 6 meses, mesmo que não exerçam atividade remunerada.
Já os motoristas habilitados nessas categorias com mais de 70 anos, podem fazer o exame apenas na renovação da CNH.
Quem não realizar o teste, corre o risco de receber diversas penalidades, como infração gravíssima, multa e suspensão do direito de dirigir até que um novo exame com resultado negativo seja apresentado.
Qual é a importância de fazer o Exame Toxicológico periódico?
O teste foi criado com o intuito de garantir a segurança dos motoristas, contribuindo com a significativa redução de acidentes nas vias do país.
No contexto profissional, o Exame Toxicológico periódico é exigido em várias áreas, tais como motoristas de transporte de carga, pilotos de avião, profissionais da área da Saúde e operadores de máquinas industriais.
Também é solicitado em processos de admissão, de avaliação psicológica e em concursos públicos. Isso faz com que esse exame seja uma forma de manter o trânsito mais seguro.
Onde fazer o Exame Toxicológico periódico?
O Exame Toxicológico periódico deve ser realizado em um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além disso, o teste pode ser feito em qualquer estado, independente da origem do documento.
Busque sempre por uma empresa com credibilidade, que ofereça um suporte técnico eficiente, com profissionais qualificados e treinados.
Acompanhe outros artigos
Continue por aqui e confira mais informações sobre o tema.