“É de manhã, vem o Sol”, cantou Tom Jobim, com sua beleza e maestria no céu, o Sol ilumina e torna a viagem mais apaixonante para os caminhoneiros. Mas, os condutores precisam estar em alerta para os perigos que rondam a vida de estradeiro, como os causados pelos efeitos do reflexo do Sol que aumentam o risco de colisões, inclusive nos horários entre o amanhecer e o anoitecer.
Segundo o Seguro Obrigatório DPVAT, 16% das indenizações acontecem por conta de acidentes no início da noite quando o Sol se põe. Por isso, é importante tomar alguns cuidados que vão ajudar na produtividade e na satisfação no trabalho. Confira.
Dicas para se proteger do sol na estrada:
A exposição prolongada ao Sol pode ser extremamente perigosa tanto para a pele do condutor quanto para as chances de acidentes. Alguns dos acessórios listados abaixo são indispensáveis para quem passa maior tempo na estrada, evitando que a luz solar cause perda de visibilidade e prejudique a segurança dos caminhoneiros.
1 - Uso de quebra-sol e cortinas
O quebra-sol é um dos acessórios indispensáveis para caminhões, que serve como importante proteção contra os reflexos do Sol intenso. Isso porque o equipamento age como uma espécie de barreira para o vidro do veículo, bloqueando os raios solares.
2 - Óculos escuros
Outro acessório recomendado para se proteger do Sol são os óculos escuros, que podem evitar danos permanentes. Mas, para que seu uso tenha realmente eficácia, o recomendado é que os óculos tenham proteção Ultra Violeta, pois além de aumentar a segurança no trânsito, previne problemas na retina. Lembre-se, motorista: a visão também é o seu instrumento de trabalho e todo cuidado com a saúde dos seus olhos deve estar na sua lista de prioridades.
3 - Faróis baixos
A Lei do Farol Aceso sofreu alterações em 2021, mas seu objetivo continua o mesmo: aumentar a visibilidade dos motoristas em rodovias, o que ajuda a reduzir acidentes. Segundo a legislação, os condutores devem usar o farol baixo na estrada durante o dia nas rodovias, apenas nas de pista simples.
4 - Planeje os melhores horários
Para evitar transtornos quanto aos efeitos provocados pelo Sol, outra dica é planejar a rota da viagem para horários mais oportunos. Como o Sol fica mais intenso no período da manhã e ao anoitecer, por exemplo, veja a possibilidade de mudar o horário de trabalho ou programar paradas de descanso para escapar do Sol forte.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem vai gostar de ler e siga bem a sua viagem!