Para tornar-se um caminhoneiro é preciso ter a carteira de habilitação e dirigir bem, certo? Não é bem assim!
Como acontece em qualquer outra profissão, o caminhoneiro precisa de qualificação para se destacar no mercado. Veja, a seguir, quais são os principais cursos para se aperfeiçoar como motorista profissional!
Manutenção e segurança automotiva
Conhecer sobre a mecânica do caminhão é muito importante para reconhecer problemas de funcionamento e entender melhor como cuidar com veículo. Por isso, fazer um curso de manutenção e segurança automotiva, como o ofertado à distância pela Fabet, é uma ótima forma de evitar acidentes e otimizar a viagem.
Treinamento de direção defensiva
Direção defensiva é o conjunto de práticas utilizadas para prevenir ou reduzir as consequências de acidentes de trânsito. Para conhecê-las, basta fazer um curso, como o oferecido pela Centronor.
Pontos Críticos em Rodovias e Administração de Frota
O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) disponibiliza vários cursos úteis para motoristas profissionais. As oportunidades são gratuitas e podem ser virtuais ou presenciais. Entre os muitos cursos à distância interessantes para caminhoneiros, podemos citar as aulas sobre Pontos Críticos em Rodovias e Administração de Frota.
Transporte de Produtos Perigosos
Uma maneira de conseguir mais oportunidades como caminhoneiro é especializando-se no transporte de cargas perigosas. Para estar apto a fazer o trabalho em segurança é necessário fazer o curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP), que é oferecido gratuitamente pelo SEST SENAT.
Esperamos que tenha gostado da nossa lista e que aproveite as informações para melhorar a sua formação como caminhoneiro.
Quer saber mais? Nos acompanhe por meio da nossa newsletter!