São meios de entrega, ambos com suas vantagens, mas com algumas diferenças, que são importantes conhecer para atender aos clientes com qualidade.
O QUE É FRETE?
O frete é, muitas vezes, lembrado como o valor pago para entregar uma carga, no entanto, também se refere ao transporte de pequenas mudanças. Os veículos utilizados para esse tipo de serviço são: as picapes, os pequenos caminhões ou as caminhonetes.
Esse tipo de transporte é perfeito para longas distâncias, podendo ser escolhido em diferentes modos como: navios e trens. E fica a critério do contratante realizar a organização prévia da carga, que poderá ser transportada dentro de um bairro para outro em um mesmo município ou entre cidades próximas.
Este tipo de serviço é realizado por autônomos credenciados, como motorista e ajudantes que ajudam a fazer o carregamento e o descarregamento da carga.
O QUE É CARRETO?
O carreto é um tipo de serviço ideal para quem precisa transportar cargas menores. Nesta modalidade, os itens são menos pesados e transportados a uma curta distância, geralmente de um bairro para outro de uma mesma cidade, utilizando-se de vans, caminhonetes, pequenos caminhões, picapes ou outros do mesmo porte.
Os transportadores desse meio são motoristas independentes ou que fazem parte de pequenas empresas do ramo. Ao contrário do frete, o serviço do carreto não precisa de ajudantes e é de responsabilidade do contratante o carregamento de carga até o veículo.
Leia também: Cuidados importantes no transporte de cargas frágeis