O transporte de cargas no Brasil é realizado entre os mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas existentes no território nacional. Portanto, praticamente tudo o que usamos passa por um caminhão para chegar às nossas casas.
A rotina de um caminhoneiro acontece na estrada, passando pelas mais diversas cidades e culturas, acumulando histórias para contar. No artigo de hoje, separamos algumas dicas para quem quer começar a atuar na profissão. Vamos lá?
A importância dos caminhoneiros para a economia brasileira
O transporte de cargas por rodovias é responsável por abastecer a maior parte das mercadorias para o comércio brasileiro. Sendo assim, os caminhoneiros são fundamentais para manter a economia girando. Caso contrário, o PIB congela.
Apesar dos obstáculos enfrentados pelos profissionais da área, como os problemas nas rodovias do país, com determinação e preparação, é possível ter sucesso como caminhoneiro, garantindo um bom retorno financeiro.
Dicas para quem deseja se tornar caminhoneiro
Caso opte por ser um caminhoneiro autônomo, você precisa investir no seu próprio caminhão. Outro ponto-chave é ter contatos na área. Isso facilita o início do processo e a conquista de novos clientes.
Mesmo com lucros maiores, as despesas em escolher trabalhar por conta também serão mais elevadas. Lembre-se de que existem gastos com manutenção do veículo e com eventualidades.
Além disso, é necessário também assumir as responsabilidades administrativas, organizando o seu fluxo de caixa e mantendo a gestão do seu negócio.
A segunda alternativa é se tornar um motorista empregado. Essa opção é mais segura para quem ainda não tem muita experiência no setor. Assim, você começará a aprender todos os detalhes da vida de um caminhoneiro e ainda terá a garantia de uma renda fixa mensal.
Na hora de se candidatar para uma vaga, seja sincero e faça um currículo objetivo e sem erros de português. Pesquise modelos na internet para ajudá-lo a construir o documento.
Dicas extras para se tornar um bom caminhoneiro:
- Tenha uma boa comunicação;
- Faça cursos especializados na área (muitos deles são gratuitos);
- Demonstre interesse e tenha a mente aberta para aprender coisas novas;
- Aprenda mecânica, para ter uma noção básica do funcionamento de um caminhão;
- Saiba lidar com a tecnologia, como aplicativos e outras ferramentas voltadas à área;
- Estude a legislação de trânsito.
Conte com o DB Toxicológico
Ao se tornar um caminhoneiro, existem algumas normas que precisam ser seguidas, como o caso da realização do Exame Toxicológico, conforme a Lei Federal n. 13.103.
Ela determina a obrigatoriedade do exame para a renovação de CNH nas categorias C, D, e E, bem como a mudança de categoria e as primeiras habilitações. O procedimento também é exigido no momento da admissão e da demissão de motoristas contratados em regime CLT e contempla alguns concursos públicos.
Com o parque tecnológico mais moderno do mercado, nós, do DB Toxicológico, temos equipamentos de última geração para as análises. Assim, oferecemos qualidade, eficiência e rapidez para você ter o resultado do seu Exame Toxicológico em mãos o quanto antes. Mais do que apenas um serviço, somos o seu parceiro para somar à sua profissão e garantir a facilidade que você procura.
Continue em nosso blog e saiba mais
Para conferir mais informações sobre as nossas soluções, acompanhe outros conteúdos do blog e siga as nossas redes sociais, clicando aqui.