O transporte de cargas frágeis é um tipo de frete que costuma trazer insegurança para o caminhoneiro porque, muito mais que habilidade ao dirigir, é preciso conhecer todas as particularidades da carga para adotar algumas boas práticas durante o trajeto.
Já pensou que péssimo seria ao transportar esse tipo de carga, danificar produtos de louça, vidro ou até de um carregamento de bebidas? A empresa contratante está confiando em seu serviço e, principalmente por isso, é sua obrigação dedicar-se para concluir a entrega com qualidade e segurança.
Afim de evitar imprevistos desse tipo, acompanhe as dicas de transporte de cargas frágeis que preparamos para você!
1. Cuidado ao embalar os produtos
Uma das dicas mais importantes é optar por embalagens mais resistentes para evitar as colisões entre os itens, além de facilitar o processo de carga e descarga. Ao escolher pacotes e embrulhos para a carga, sempre priorize materiais que não rompam facilmente afim de garantir que o produto não seja avariado dentro do caminhão e chegue ao seu destino de forma segura.
O ideal é embalar o produto individualmente pois cada item tem características próprias, como material, formato, peso e tamanho. Utilize plástico bolha ou saquinhos de ar e cuide para que peças não fiquem soltas dentro de caixas, por exemplo. No caso daquelas de grande volume, como equipamentos, devem ser envolvidas com papelão para evitar choques em sua estrutura.
2. Acomode sua carga no caminhão de forma estratégica
Para garantir a segurança da carga uma primeira dica é amarrar o conjunto dentro do caminhão evitando deslocamentos e consequentes quebras. Estando bem presas em um único volume, ficam mais resistentes, prontas para serem entregues intactas ao destinatário.
Ao organizar a carga, é muito importante observar as condições do baú e corrigir, com papelão mesmo, todas as imperfeições de níveis ou pontas soltas no piso.
Siga corretamente as orientações de empilhamentos e as exigências de ventilação de alguns produtos. Observe se as embalagens estão bem fechadas e etiquetadas com avisos e símbolos a respeito da fragilidade dos itens transportados.
Existem recursos que ajudam bastante a diminuir os riscos de avaria ou quebra, são eles:
- Os indicadores de impacto ajudam a detectar se alguma parte da carga sofreu colisões danosas;
- As cantoneiras de plástico ou papelão que reforçam o revestimento das caixas;
- E os pallets de madeiras que facilitam a movimentação das cargas.
3. No transporte das cargas
Planejar o transporte otimiza a locomoção de mercadorias em diversos aspectos. No planejamento deve constar as rotas a serem seguidas u2014 se são bem conservadas ou não u2014 assim como a fragilidade e o tipo de carga a ser transportada.
Em qualquer caso de transporte de carga mais delicada, todo cuidado se faz necessário. Por isso, assegure-se de que os veículos de transporte estejam com a manutenção em dia. Além disso, manter a velocidade do veículo estável, respeitando os limites da via e evitando freadas bruscas é muito recomendável.
Continue nos acompanhando e confira nosso blog exclusivo com informações, dicas e muito mais!