Maio Amarelo: ações para conscientização no trânsito

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é o Maio Amarelo?

Essa campanha de conscientização foi criada em 11 de maio de 2011. Desde então, vem ganhando força ao redor de todo o mundo e, no Brasil, não é diferente.

O Maio Amarelo é uma campanha que busca sensibilizar a população em relação ao número de mortes associadas aos acidentes de trânsito.

Nesse mês acontece uma série de ações envolvendo as esferas públicas e privadas. Elas têm como objetivo educar toda a sociedade sobre boas práticas de segurança para pedestres e motoristas.

Quer entender um pouco melhor sobre essa campanha? Continue a leitura!

Porque o Maio Amarelo foi criado?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, houve aproximadamente 1,3 milhão de mortes resultantes de acidentes de trânsito em 178 países. Somado a isso, mais de 50 milhões de pessoas ficaram com sequelas, apesar de terem sobrevivido.

Diante desse cenário preocupante, a campanha Maio Amarelo surgiu no dia 11 de maio de 2011. Nessa data, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o início da Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Isso se deu em resposta às dificuldades enfrentadas na época por diversos países no que diz respeito aos acidentes envolvendo veículos.

Qual é a importância dessa campanha?

A campanha Maio Amarelo tem um papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro. Chamando a atenção para os principais riscos e perigos enfrentados por todos os motoristas, de ciclistas a caminhoneiros. A iniciativa abre portas para debates sobre direção defensiva, saúde e segurança nas estradas.

Essa campanha chama a atenção para a responsabilidade que você, seus amigos, conhecidos e toda a sociedade têm na preservação da vida. Afinal de contas, grande parte dos acidentes acontecem por causa de erros humanos evitáveis, que decorrem de imprudência e imperícia.

Assim, podemos dizer que o Maio Amarelo existe para levar o debate sobre os acidentes e mostrar que eles não são apenas uma fatalidade, mas sim uma consequência de comportamentos e atitudes inadequadas no trânsito.

Qual é o seu papel no Maio Amarelo?

Mas o que você, caminhoneiro, tem a ver com essa história? Por ficar no trânsito diariamente, sua participação nessa campanha é muito importante. Além de proteger sua vida, ser cuidadoso e ter conduta preventiva na direção evitam que outras pessoas sejam prejudicadas!

Para contribuir com a construção de um trânsito mais seguro, você pode adotar algumas medidas simples, como:

  • fazer a manutenção do seu veículo dentro do prazo correto;
  • escolher suas rotas com cuidado e não se arriscar só para reduzir o tempo de viagem;
  • dirigir apenas quando estiver descansado e se sentindo sem sono;
  • não fazer uso de drogas ou outras substâncias químicas energéticas para ficar acordado;
  • respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito;
  • tomar cuidado com as mudanças bruscas no clima, principalmente em áreas com muita chuva ou neblina;
  • focar na direção enquanto o caminhão, ou carro, está ligado (nada de mexer no celular ou fazer outras coisas enquanto dirige).

Se você seguir essas dicas que são simples, mas muito eficientes, e repassá-las aos colegas de estrada, você também estará colaborando para um trânsito mais seguro.

Quer ficar por dentro de dicas de direção defensiva, saúde e segurança nas estradas? Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *