Como escolher laboratório para fazer exames toxicológicos?

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, são muitos os laboratórios para exames toxicológicos e outros procedimentos. Mas, como escolher o melhor para você e sua equipe?

Com a obrigatoriedade da realização do exame pelo Denatran, surgiram muitas clínicas e laboratórios que realizam esse tipo de procedimento.

Pensando nisso, selecionamos alguns pontos importantes que podem te auxiliar no momento de decidir qual o melhor laboratório para exames toxicológicos para seus motoristas.

São dicas que podem ajudar na tomada de decisão e ainda garantir a segurança e a assertividade no resultado dos exames. Confira!

Como escolher o laboratório para exame toxicológico?

Em primeiro lugar é importante saber se o laboratório faz as análises e os exames que você precisa. Mas, além disso, alguns pontos podem te ajudar a acertar na escolha. Veja quais são:

#1. Organização e higiene

No quesito saúde, contar com um local organizado e limpo é essencial. Por isso, quando for a um laboratório, avalie a organização do local e seus processos.

Verifique se os responsáveis pela coleta e procedimentos utilizam luvas e outros materiais descartáveis, jalecos limpos, tubos e frascos novos, com a identificação do paciente e o código de controle.

Fique atento à limpeza do local. Repare se a área de espera e os boxes de coleta estão limpos e bem organizados e se as paredes foram pintadas por tintas laváveis e em cor clara.

#2. Indicadores de qualidade

Laboratórios, clínicas de imagem e hospitais passam por auditorias que atestam a qualidade e a conformidade dos processos. Realizadas por associações de classe e organizações independentes, essas certificações e programas de qualidade possuem prazo de validade e devem ser constantemente renovadas.

É importante verificar se o laboratório foi auditado e se suas certificações estão em dia, pois isso garante que ele segue processos já validados e possui ferramentas de controle de suas atividades.

Vale pesquisar sobre alguns indicadores – processos de acreditação, certificação e programas de qualidade. Eles podem ajudar a escolher o local que segue as melhores práticas.

Powered by Rock Convert

#3. Localização

Não é raro que exames peçam ao paciente que faça jejum antes de sua realização. Em certos casos, alguns necessitam de cuidados após, por isso a localização do laboratório passa a ser um fator importante.

Escolher um local que seja de fácil acesso, também é motivo para não postergar a realização do exame.


#4. Especialização profissional

É possível consultar o currículo ou perfil do profissional responsável por cada tipo de procedimento no laboratório. Consulte essas informações, analise a formação, pós-graduações, títulos de especialista e cursos realizados pelas equipes do estabelecimento.

A experiência prática é muito importante, mas a educação formal do profissional atesta que o serviço será realizado por alguém especializado.

#5. Opinião de clientes

Saber o que outras pessoas falam sobre o laboratório é uma ótima forma de descobrir o que clientes acharam do atendimento e da qualidade do serviço prestado. Uma boa maneira de ouvir a opinião de clientes é utilizar as redes sociais como fonte de pesquisa.

Lembre-se que opiniões podem ser muito divergentes, então é sempre bom ouvir o maior número de pessoas possível.

#6. Qualidade do atendimento

Um bom atendimento é diferencial. Para isso, o laboratório precisa ser bem estruturado e possuir uma equipe treinada. Com profissionais que saibam compreender, respeitar opiniões, propor soluções e ouvir os clientes.

Vale a pena entrar em contato com o laboratório por telefone para conferir como é o atendimento. Veja se ele passa confiança sobre o local e os serviços prestados.

Sempre que falamos sobre saúde, todo cuidado é pouco. Por isso, no momento de escolher um laboratório para realizar os exames obrigatórios dos seus funcionários, ou até mesmo exames de rotinas, tomar a decisão tendo informações importantes é fundamental.

Reunir o máximo de dados possível é essencial para que você escolha o laboratório que garantirá a segurança e a qualidade nos resultados dos exames toxicológicos. Então pesquise e informe-se!

Precisa fazer exames toxicológicos com laboratórios de confiança e que atendem aos critérios que citamos acima? Busque os postos de coleta credenciados na base de dados da DB!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *