Sono na estrada? Veja 7 dicas para espantá-lo

Tempo de leitura: 4 minutos

Olho pesado, bocejos constantes, uma sensação de relaxamento. Esses são sinais de alerta de que está na hora de espantar o sono ou então parar o caminhão para descansar.

Não é preciso ser especialista para saber que sono e direção não devem se misturar. Por isso, é fundamental que o caminhoneiro durma cerca de oito horas por dia e realize paradas a cada duas horas de direção, descansando por 20 minutos.

Na estrada o cansaço é inevitável, mas a segurança deve sempre estar em primeiro lugar. Pensando nisso, neste post você confere sete dicas para espantar o sono quando estiver na estrada, os sinais de alerta e a importância do sono. Boa leitura!

Dicas para espantar o sono na estrada

Todos sabemos que dirigir com sono não é uma boa ideia, então, separamos sete dicas para ajudar a espantar a vontade de tirar aquele cochilo enquanto estiver no volante. Confira:

#1. Água fria e chicletes

Faça paradas para lavar o rosto e a nuca com água fria. Aproveite esses momentos para tomar um café, esticar as pernas e dar aquela reanimada.

Compre chicletes! Eles são ótimos para nos manter ligados e ocupados enquanto dirigimos.

#2. Óculos de sol

Nunca se esqueça do óculos de sol e abra as janelas de tempos em tempos para ventilar o interior do veículo.

Viajar sob o sol forte é extremamente cansativo, então essas pequenas atitudes podem fazer uma enorme diferença.

Uma dica: Óculos com lentes amarelas ajudam muito nos dias de neblina intensa. Vale investir em um bom par.

#3. Música

Música é sempre uma ótima opção para deixar a mente ativa e alerta. Ligue o rádio, faça uma seleção de CDs ou crie uma playlist para aproveitar o dia na estrada.

Aposte em músicas alegres, mas evite deixar o som muito alto, pois isso pode diminuir a sua atenção aos sons externos. Aproveite para cantar junto.

#4. Alongamentos

Uma boa dica para espantar o sono e ainda aliviar a tensão é se alongar durante a viagem.

Espreguiçar, esticar as pernas e braços, alongamento do pescoço, etc, podem ser realizados dentro da boleia, mas com cautela. A segurança e bem estar devem sempre estar em primeiro lugar.

#5. Descanso

Pode parecer óbvio, mas uma das dicas mais importantes para não dormir ao volante é dirigir bem descansado.

O recomendado é ter uma boa noite de sono no dia anterior e manter as paradas programadas para descanso durante o trajeto.

#6. Respeite seu limite

Pare imediatamente se perceber que o sono chegou. Encontre um local seguro e tire um cochilo de meia hora. Caso esteja dirigindo com um outro condutor, é uma boa hora de trocar de motorista.

#7. Sem remédios

Não tome medicamentos que possam afetar o seu estado de atenção, como analgésicos, relaxantes musculares ou drogas estimulantes. Alguns podem provocar enjoos, sonolência e muitos outros efeitos negativos. Caso tenha que tomá-los, o ideal é não dirigir.

Sonolência ao volante: os sinais

Por mais inesperado que o sono possa chegar, ele nunca vem sem antes dar algum sinal. Saber reconhecê-los é importante para perceber quando é hora de fazer uma parada para descansar e espantar o sono.

Saiba quais são:

  • Sentimento relaxado de sonolência
  • Visão embaçada
  • Dificuldade em manter os olhos abertos
  • Cabeça balançando
  • Bocejo excessivo
  • Sair da pista repetidamente

A importância do sono

Quem nunca foi ao médico e recebeu como indicação descanso ou repouso? Ou seja, dormir bem e com qualidade é um remédio e tanto. Durante o sono, o seu corpo aproveita para diminuir o gasto de energia e se recupera. Além disso, nesse período ele trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.

É por isso que sempre ouvimos que o ideal é dormir oito horas por dia. Mas, na verdade, é importante manter uma média entre seis e nove horas. Essa média evita distúrbios do sono, como insônia, apneia, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, entre outros.

Então que tal aproveitar as dicas que demos para dormir bem na boleia e aproveitar uma boa noite de sono e manter a saúde em dia?

Conhece mais alguma dica para evitar o sono ao volante? Aproveite o espaço e compartilhe ela com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *