Atividade Física É Importante Para O Caminhoneiro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao ficar sentado durante todo o dia, sem praticar atividade física, você deixa de movimentar suas pernas, glúteos, coluna e várias outras partes do seu corpo. Pouco a pouco essas partes do seu corpo vão perdendo o condicionamento e, com isso, as dores e outros problemas de saúde começam a aparecer.

Esse é um grande problema para quem trabalha com profissões de riscos ergonômicos, como é o caso dos caminhoneiros.

Então, temos uma proposta: que tal começar a fazer exercícios? Separamos algumas dicas pensando em você. Confira!

Quais atividades físicas devem ser feitas?

Como sua rotina é corrida e o trabalho é muito pesado, não adianta falarmos para se matricular em uma academia, não é mesmo? Para quem cruza o Brasil é difícil ter um lugar de costume para praticar atividades físicas. 

Por isso, separamos alguns exercícios simples e práticos que você pode fazer onde quiser.

Alongamentos

Os alongamentos são, certamente, o grupo de exercício mais importante para quem possui riscos ergonômicos no trabalho. Essa atividade física ajuda a relaxar a musculatura e previne o aparecimento de lesões por esforço repetitivo — além de aliviar as dores.

Procure por opções de alongamento que cabem no seu dia a dia, priorizando as partes mais afetadas pelo seu trabalho, como:

Corrida

A corrida é outro exercício excelente para quem quer começar a ter uma vida mais saudável. Essa é uma atividade pode ser feita em praticamente qualquer lugar, não é necessário comprar equipamentos (basta ter um tênis) e traz muitos benefícios.

Entretanto, é preciso tomar um cuidado: se você vai começar agora a praticar exercícios, tente fazer apenas caminhadas. Aos poucos, vá aumentando o ritmo e se observe. Se sentir dor, principalmente nos tornozelos e joelhos, reduza a velocidade e consulte um médico.

Pular corda

Pular corda é um exercício simples como a corrida e com resultados tão bons quanto. A grande diferença é que nesse caso você precisa de menos espaço para praticar, mas é necessário ter uma corda.

Para pular corda sem se machucar é importante tentar aliviar o peso durante os saltos. No início é um pouco difícil, mas com a prática você conseguirá pular sem fazer tanta força. 

Comece aos poucos e preste atenção no seu corpo!

Abdominais

A abdominal é outro exercício simples, prático, que exige pouco espaço e gera excelentes resultados. Essa atividade, como o próprio nome já diz, serve para fortalecer o abdômen, além do core (oblíquos, glúteos e parte inferior das costas).

O mais interessante das abdominais é que elas podem ser feitas de várias maneiras. Existem muitas variações que permitem que você escolha aquela que mais combina com sua rotina e seus objetivos.

Quais são os benefícios das atividades físicas?

Ao praticar colocar esses exercícios em sua rotina, você poderá perceber vários benefícios, como:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução do percentual de gordura e aumento da massa magra;
  • mais qualidade de sono;
  • sua autoestima vai melhorar;
  • mais resistência física e produtividade;
  • diminuição do estresse;
  • menos dores e fadiga, entre outros.

Viu? Praticar atividades físicas é tão importante quanto ter uma alimentação saudável, dormir bem ou trabalhar. Então, incremente esses exercícios na sua rotina e comece a ter uma vida recheada de bem-estar!

O que achou do conteúdo? Se foi útil, você provavelmente gostará do nosso e-book sobre os principais problemas que os caminhoneiros enfrentam na strada e como resolvê-los. Baixe-o aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *